O Evento Programa Palestrantes Mesas-redondas A Pearson Contato
     
 
 
 

Investimentos em tecnologia: o essencial versus o eficaz
Mediador: Fredric Litto
Debatedores: Abdul Waheed Khan, Paul Bacsich e Kenneth C. Green

Novos dados do Campus Computing Survey 2012 nos Estados Unidos revelam que uma porcentagem bastante reduzida de reitores, vice-reitores e até mantenedores consideram que o investimento das suas instituições em tecnologia da informação foi muito eficaz no aperfeiçoamento da instrução, nas operações e na análise. Embora não haja dúvida de que o investimento em TI continua sendo essencial, o resultado da enquete levanta questões importantes sobre o que tem que ser feito para assegurar que os investimentos continuados e dispendiosos em TI tenham um impacto enriquecedor no ensino, na aprendizagem e no gerenciamento da instituição.

 

Digitalizando do currículo
Mediador: Fredric Litto
Debatedores: Abdul Waheed Khan, Paul Bacsich e Kenneth C. Green

As conversas sobre o aparecimento do “currículo digital” parecem repetir as conversas de duas, três décadas atrás sobre a necessidade de treinar o corpo docente a usar computadores. Então vamos perguntar: o corpo docente precisa ser “treinado” para fazer uso eficaz dos recursos curriculares digitais? E, em caso positivo, que tipo de treinamento é necessário para garantir que o corpo docente auxilie seus estudantes a explorar o poder e o potencial dos recursos curriculares digitais?

 

A mudança de papel do corpo docente
Mediador: Fredric Litto
Debatedores: Abdul Waheed Khan, Paul Bacsich e Kenneth C. Green

Há muito tempo visto como uma profissão, o papel do professor universitário está mudando dramaticamente com o avanço da educação superior com fins lucrativos. A autonomia profissional, a autoridade para escolher materiais pedagógicos e até mesmo os critérios para avaliação dos alunos parecem estar em transição em alguns setores. Quais são as consequências para o corpo docente em instituições com ou sem fins lucrativos? Como agências governamentais e ministérios em todo o mundo estão se envolvendo mais na avaliação do programa e da qualidade institucional, e quais são as consequências para as instituições?

 

Cases brasileiros: o impacto das novas tecnologias no Ensino Superior

Uma apresentação aprofundada de como uma instituição brasileira tratou com sucesso das questões levantadas nas questões temáticas analisadas previamente: investimentos em tecnologia, digitalização do currículo e mudança no papel do corpo docente.