UNIDADE 1 – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DO DESIGN INSTRUCIONAL |
Objeto 1.1 – Fundamentos do design instrucional
Objeto 1.2 – Breve histórico do design instrucional |
|
UNIDADE 2 – DESIGN INSTRUCIONAL PARA O APRENDIZADO ELETRÔNICO |
Objeto 2.1 – Fundamentos do aprendizado eletrônico
Objeto 2.2 – Modelos de design instrucional |
|
UNIDADE 3 – DESIGN DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS |
Objeto 3.1 – O processo de design instrucional
Objeto 3.2 – Análise contextual |
|
UNIDADE 4 – DESIGN E ESPECIFICAÇÃO DE UNIDADES DE APRENDIZAGEM |
Objeto 4.1 – Design de unidades de aprendizagem
Objeto 4.2 – Especificação em design instrucional
Objeto 4.3 – Estrutura e fluxo da informação |
|
UNIDADE 5 – DESIGN DE CONTEÚDOS MULTIMÍDIA |
Objeto 5.1 – Princípios de multimídia para o aprendizado eletrônico
Objeto 5.2 – Uso de gráficos no aprendizado eletrônico |
|
UNIDADE 6 – DESIGN DE INTERFACE PARA O APRENDIZADO ELETRÔNICO |
Objeto 6.1 – Tipos de interface
Objeto 6.2 – Princípios da Gestalt aplicados ao aprendizado eletrônico |
|
UNIDADE 7 – DESIGN DA INTERAÇÃO |
Objeto 7.1 – Interação com conteúdos e ferramentas
Objeto 7.2 – Interação com o educador e outros alunos |
|
UNIDADE 8 – DESIGN DE AMBIENTES VIRTUAIS |
Objeto 8.1 – Sistemas para o aprendizado eletrônico |
|
UNIDADE 9 – DESIGN DA AVALIAÇÃO |
Objeto 9.1 – Avaliação da aprendizagem
Objeto 9.2 – Avaliação do design instrucional |
|
UNIDADE 10 – VISÃO ECONÔMICA DO DESIGN INSTRUCIONAL |
Objeto 10.1 – Resultados econômicos do aprendizado eletrônico
Objeto 10.2 – Gestão de projetos em design instrucional |
É importante
assinalar que, como aula, entende-se todo material em Flash desenvolvido
a partir de objetos de aprendizagem constantes do Livro Design
instrucional na prática. Atividades, por sua vez, remetem
às ações pré-programadas para alunos
e docentes, desenvolvidas em consonância com o material em
Flash. Nosso curso on-line contará com dois tipos de atividade,
a saber:
- questões
fechadas para aplicação individual
e correção automática: múltipla
escolha, verdadeiro e falso e palavra-cruzada embutidos no material
em Flash, com padrão Scorm para registro de dados do usuário;
- questões abertas para aplicação individual, em duplas ou em grupos: chat, discussão no fórum, sugestão de projeto, resolução de problemas e estudos de caso implantados no eCollege ou em outra plataforma utilizada pelo cliente.
|